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7 dicas fundamentais para fazer seu e-commerce vender mais no Instagram

como vender mais pelo instagram do e-commerce

Se você está lendo este artigo, é provável que queira fazer seu e-commerce vender mais no Instagram. Talvez você já tenha um perfil com alguns seguidores, esteja postando e fazendo story, mas, mesmo assim, não consegue aumentar as vendas. 

Este é o seu caso (ou mesmo se você acabou de criar o perfil no Instagram e não sabe como começar a vender)? Então leia este artigo até o final e descubra 7 dicas que vão te ajudar a vender mais no Instagram.

como vender mais pelo instagram do e-commerce

Instagram e e-commerce

Definitivamente o Instagram é uma das maiores redes sociais do mundo. Só no Brasil são milhões de usuários que conferem as novidades nesta rede social todos os dias. 

Diante desse cenário, muitas empresas estão ativas no Instagram. Além disso, também têm essa rede social como a principal forma de encontrar clientes e fazer suas vendas. Para saber como fazer isso com o seu e-commerce, é só ler este artigo até o final.

 

Quais são as vantagens de vender pelo Instagram?

Quando você cria um perfil no Instagram, é como se sua loja ganhasse uma nova vitrine, só que em um ambiente virtual. Essa pode ser uma ótima forma de conseguir seguidores e, mais ainda, compradores para os seus produtos. 

Mas, assim como a loja física, é muito importante ter a estratégia certa pra conseguir vender seus produtos no Instagram. Se sua estratégia está alinhada, essas são as principais vantagens de criar (e otimizar) o perfil da sua loja no Instagram:

  • vendas escaláveis – você consegue fazer muitas vendas com um único post;
  • vendas mensuráveis – o Instagram funciona como um ambiente de pesquisa em que é possível descobrir quais produtos têm maior engajamento, trazem mais clientes e amplificar a venda dos seus produtos a partir dos produtos e formatos de post que vendem mais;
  • fácil fidelização de clientes – através da comunicação direta com seus clientes (seja por DM ou por comentários nos posts) é possível entender (e mapear) o comportamento dos clientes, como eles estão interagindo com a marca, quais são pontos que podem melhorar, quais são pontos que geram maior engajamento com a marca. Fora da internet, é muito mais difícil fazer isso.
  • é possível escalar vendas indiretas – nas redes sociais, seus clientes deixam de ser só clientes e se tornam fãs. Eles podem indicar seus produtos para sua rede de amigos, podem deixar depoimento e ser defensores caso haja alguma crítica.

 

Principais desvantagens de vender pelo Instagram:

A conta do seu e-commerce no Instagram não está com estratégia bem definida? Ou está desalinhada com seu objetivo de vendas? Então pode ser que você tenha problemas, ao invés de vendas. É preciso tomar cuidado e traçar sua estratégia com cuidado, caso contrário:

  • Seus clientes podem se tornar seus “haters” – Se você não responde ou dá a devida atenção aos seus clientes, pode ser que eles encontrem no próprio Instagram uma forma de divulgar comentários negativos sobre sua marca;
  • Perda de vendas – Algumas ações como demorar para responder mensagens, ignorar comentários nos posts e até postar com pouca frequência pode fazer seu potencial cliente desistir da compra;
  • Desgaste da imagem da sua loja – Mesmo fora do ambiente digital, as pessoas ainda fazem buscas nas redes sociais pra descobrir se uma loja é confiável ou não. Quando estamos falando de e-commerce, essa situação é ainda mais frequente, já que a compra é realizada dentro do ambiente virtual. Ter uma rede social confiável é fundamental para não gerar desgaste na imagem da sua loja.

Essas são apenas alguns problemas que ter um perfil no Instagram, sem estratégia certa, pode gerar para o seu e-commerce, seja de moda ou não. Inclusive, aqui na BeeAds, quando traçamos as estratégias de tráfego pago dos nossos clientes, alinhamos nossas ações com os objetivos dos clientes (para saber mais sobre o nosso trabalho e como investir em tráfego pago, clique aqui).

Por isso, para te ajudar a ter a estratégia certa no Instagram, separamos 7 dicas que vão te ajudar (e muito) a aumentar as vendas no seu e-commerce. Podemos começar?

 

Como vender mais no Instagram?

1 – Ajuste a bio do seu e-commerce no Instagram

linktree para instagram de e-commerce

A bio do seu Instagram é a primeira coisa que seu cliente vê quando acessa o perfil do seu e-commerce no Instagram. Pense na bio um cartão de visitas, por isso é importante:

  1. Deixar claro o nome da sua loja e o ela vende; 
  2. Colocar endereço físico, se existir, para passar mais confiança;
  3. Criar conexão com seus clientes. Por exemplo, se sua loja é mais descontraída, use emojis e memes para tornar isso claro.
  4. Deixar seu site em destaque no link da bio. Se sua loja usa mais de um link, uma dica é usar o LINKTREE, que permite colocar vários links no mesmo lugar;

 

2 – Pense como o cliente 

É muito importante entender que seus clientes no Instagram são pessoas como você e que todo mundo quer ter a melhor experiência possível. Por isso, tente pensar como seu cliente ideal e imaginar o que ele gostaria de ver no seu perfil. Muitas vezes, na hora de construir o perfil no Instagram, algumas lojas de moda expõem o produto sem imaginar o que o cliente de fato quer saber sobre o produto, ou o que o cliente deseja através daquele produto.

Ter isso em mente pode ajudar tanto na hora de criar o conteúdo que será postado no Instagram quanto na hora de se comunicar com o cliente, responder suas dúvidas ou mostrar informações. Por exemplo: quais dúvidas o seu cliente geralmente tem antes de efetuar a compra? Se for sobre o frete, por exemplo, deixe isso muito claro, tanto nas postagens quanto nos destaques, ou até mesmo na bio, informando se sua loja entrega ou não para todo Brasil.

 

bio para instagram

 

3 – Priorize transparência e usabilidade no e-commerce 

Mais uma vez, lembre que seu e-commerce só existe porque existe alguém que quer comprar de você. Tornar o seu perfil no Instagram com boa usabilidade e transparência são formas de facilitar a vida do seu cliente na hora da compra.

Sobre a transparência, deixe claro o valor dos produtos, procure responder as dúvidas mais frequentes nos destaques (e faça posts focado nelas). Além disso, explique como funciona o frete, o prazo de entrega, política de devolução e até mesmo o material que os produtos são feitos. Se seu e-commerce tem algum diferencial (como forma de produção específica) deixe isso claro também. É muito importante que seu cliente saiba o que está comprando e como.

Usabilidade, por outro lado, é tornar o seu perfil o mais “usável” possível, ou seja, tornar confortável a experiência do seu cliente quando visita o seu perfil no Instagram. Uma forma de fazer isso é deixar sua identidade de marca clara e não fazer posts visualmente conflitantes.

 

4 – Use os destaques do Instagram a seu favor

Se a bio é seu cartão de visitas, os seus destaques são guias que vão ajudar seu cliente a saber o que ele precisa saber primeiro. Pense em uma estratégia que potencialize suas vendas, como deixar depoimentos dos clientes nos destaques, e até colocar as dúvidas mais frequentes, quebrando objeções do seu cliente na hora de finalizar a compra.

Outra estratégia interessante é imaginar o que seu cliente precisa saber sobre seus produtos e marca, e já deixar isso bem claro nos destaques. Além disso, os destaques são uma ótima oportunidade para gerar engajamento com seus clientes.

 

5 – Faça posts estratégicos 

Sabia que as postagens que você faz também impactam diretamente nas suas vendas? Então, se você escolhe gravar um reels ao invés de fazer um post estático, por exemplo, isso pode impactar diretamente nas vendas que aquele post gera.

Por isso, dê preferência para posts que se alinham com a sua estratégia. Por exemplo, para e-commerce de moda, uma sugestão é fazer post de depoimentos dos clientes (de preferência usando as peças), postar reels que mostrem os produtos sendo usados, além de mostrar os bastidores do seu e-commerce. Isso também é válido para os stories, inclusive é fundamental que suas postagens reforcem a sua identidade de marca.

6 – Deixe claro qual ação seu cliente precisa tomar 

A chamada pra ação é, basicamente, deixar claro para o seu cliente o que você quer que ele faça em seguida. Se você quiser que ele clique na sua loja no link na bio, ou já compre direto pela loja do Instagram, é importante comunicar isso para o cliente e deixar seu conteúdo alinhado com essa estratégia. Por isso deixe a chamada pra ação clara na sua bio, nos stories e até na legenda dos posts.

 

7 – Transforme seu cliente em fã 

Uma boa forma de aumentar suas vendas no Instagram é fidelizando seus clientes, ou seja, garantindo que cada cliente se torne recorrente. Imagine que, ao invés de comprar uma camisa no seu e-commerce, seus clientes comprem uma camisa em um mês, uma saia no mês seguinte, e um calçado no próximo mês. Parece muito bom pra ser verdade, não é mesmo?

Pois é, isso é possível se você tiver sua estratégia alinhada com seu objetivo. Uma forma de fazer isso é entregar mais para o seu cliente do que ele espera, seja através de cupons de desconto, ou respondendo de forma rápida e solícita e até entregando o produto antes do que o cliente espera.   

 

Vamos colocar a mão na massa?

E aí? Tudo pronto pra colocar as dicas em prática ainda hoje?  Se você já entendeu a importância de ter uma estratégia consistente no seu Instagram e precisa de ajuda para colocar isso em prática, conte com a gente. 

Ter uma estratégia de tráfego pago que esteja alinhada com a sua estratégia nas redes sociais é fundamental para fazer suas vendas de forma consistente e escalável. Para saber como podemos te ajudar nisso, clique aqui.

 

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